30 de setembro de 2025

Trabalha trabalha



Eu não tenho pretensões com meu trabalho. Não penso em avançar na carreira, em escalar a montanha corporativa de sempre procurar melhores postos de trabalho em cargos com maior demanda profissional e maior carga horária. Não penso em virar coordenador, gerente ou diretor. Não tenho o menor talento de ser chefe. Gosto mesmo é de ficar no bastidor e desempenhar minhas funções. Estou há 13 anos no mesmo trabalho e desempenho praticamente as mesmas atividades. Eu gosto do meu trabalho. Tem dias piores e outros melhores, afinal de contas é trabalho. Gosto de receber meu salário no final do mês, não tenho problemas com meus colegas, atendo os prazos e tarefas que me pedem. Mas a cada dia que passa eu percebo que minha vida não é focada no trabalho. Eu não sou o meu trabalho. Meu trabalho é apenas uma parte da minha vida. Uma parte importante que me proporciona ter meu salário para pagar minhas contas e comprar as coisas que preciso (e algumas que não preciso também!). Para mim foi uma libertação não ter que dar orgulho para ninguém de que sou um grande expoente profissional, o grande talento descoberto. Gosto dessa simplicidade e isso que tem me ajudado a sobreviver em vários momentos delicados da minha vida. Não falo do meu trabalho com meus amigos nem com minha família. E não tenho um super salário, mas simplifiquei várias coisas na minha vida para se adequar ao meu dinheiro, sem precisar fazer dívidas ou viver sempre no aperto. Já pensei em procurar outros trabalhos, estudar para concurso, mas na prática é troca seis por meia dúzia. Quando era mais novo pensava em trabalhos utópicos no esquema "trabalhe com o que goste", mas sinceramente não tem nenhuma atividade que eu sinto que seria a minha vocação, não há nada que sinto que nasci para fazer. Ao mesmo tempo sei que mesmo o trabalho mais perfeito do mundo é trabalho e vai ter várias complicações. Realmente não sei ainda o que fazer, mas enquanto não sei, tento viver minha vida. Leio, pesquiso e vivo. Não sinto que estou parado esperando algo acontecer. A vida já acontece.

24 de setembro de 2025

Ufa!



O aniversário foi ótimo. Deu trabalho, gastei dinheiro, mas tudo correu bem. Foi algo pequeno, com pessoas próximas e muita comida gostosa! Eu gosto dos rituais e aniversário não deixa de ser um ritual. É bom ver essa passagem do tempo, essa mudança de idade, repensar algumas coisas. Tenho gostado do homem que me tornei e gosto do meu caminho. Tem sido bom envelhecer e gosto dessa tranquilidade ao deitar a cabeça no travesseiro de noite. E isso é muito bom!

8 de setembro de 2025

Aniversário logo ali



Meu aniversário está logo ali, daqui a alguns dias. Já tive vários sentimentos diferentes. Há um mês resolvi organizar uma festa para a comemoração, coisa pequena, poucas pessoas, algo como vinte convidados. Escolhi o quintal da casa dos meus pais, um lugar cheio de significados para mim, a casa de minha infância, a casa em que meus pais vivem até hoje. Meus pais que já estão idosos. eu não sei até quando meus pais estarão bem, então quero celebrar também a vida dos meus pais. Comecei a planejar, organizar tudo, comprar bebidas, encomendar a comida, o bolo, os doces. Minha mãe e meu marido me ajudaram muito. Enviei os convites muitos não poderão comparecer. Tentei pensar em amigos antigos, mas algumas amizades não têm mais a mesma liga. Não consegui completar a lista de vinte, mesmo que metade dos pessoas são família, aliás uma pena que meus irmãos morem tão longe e não vão poder estar por aqui com suas famílias. Acho que idealizo uma família grande dessas de novela e comercial de margarina. Mas o melhor mesmo é não se perder nessa idealização e valorizar a família real, a que existe de verdade. No final dos contas acho que a festa vai ser legal e tenho curtido o clima de aniversário. Aqui na frente do meu prédio tem um ipê rosa muito lindo e que sempre floresce perto de meu aniversário. Então acabei por adotar esse ipê como meu ipê de aniversário. Sempre que saio de casa nessa época ele está lá todo florido e sempre fico feliz de ver essa árvore tão bonita e que floresce mesmo nessa seca tão severa. E logo vai chegar meus 42.