15 de abril de 2020

Rotina na quarentena


Os dias não têm muita diferença entre si, mas me surpreendi como a quarentena não tem sido muito difícil por aqui. Claro, tem toda a questão do meu privilégio de classe média, que conta muito nesse meu bem estar no meio da pandemia.

A nossa casa é muito gostosa e estamos somente nós dois aqui. O apartamento é pequeno, mas para duas pessoas é tranquilo, ainda mais por ter um quarto extra que fazemos de escritório. Na maioria dos dias trabalho aqui nesse quarto e meu marido da sala.

Acordo bem cedo, pois tenho ido dormir cedo também. Antes da epidemia meu alarme tocava às 06h30 e era um suplício. Ironicamente acordo nesse horário sem despertador. Acordo antes do meu marido, então jogo um pouco de videogame antigo até a hora que ele acorda. Depois do bom dia começo a fazer nosso café da manhã, em geral um sanduíche na chapa. Corto frutas e sirvo um pouco de iogurte com aveia pra mim. Faço um chá e coloco num copo térmico. Escovo os dentes, lavo o rosto, troco de roupa e vou para o "trabalho". Olho os e-mails e tarefas enquanto tomo meu chá. Vejo notícias, circulo um pouco pela interna, termino os trabalho, faço uma videoconferência. O almoço a gente costuma fazer em grande quantidade, então sempre tem arroz e feijão. Esquento uma porção pra gente e comemos vendo um vídeo no YouTube. Depois passo um café e vamos para o quarto esticar um pouco as pernas. Tomo meu café ouvindo algum programa de TV ou filme. Leio um pouco (agora estou no Grande Sertão Veredas e no livro do Meteoro, gosto de intercalar ficção com não-ficção ao mesmo tempo). Escovo os dentes, fio dental, de volta ao trabalho. Tem sido bom trabalhar com suporte de notebook, mouse e tecladão daqueles tradicionais. Umas 17h termino tudo. Depois vamos pra sala, pensamos no jantar (várias vezes igual ao almoço), jogamos um pouco de videogame, vemos um pouco de TV (sempre coisas bestas, leves), depois já começa a dar um sono e umas 21h a gente vai para o quarto. E tudo de novo.

Eu me adaptei bem a esse monte de videoconferências do trabalho. Coloco um vídeo de música clássica baixinho no fundo, coloco o fone de ouvido, ajeito o cabelo e entro. Quando não tem nada direcionado para mim adianto algum outro trabalho ou dou uma passeada pela internet.

Tenho gostado dessa rotina que montamos. Antes eu almoçava com meu marido uma vez por semana, só no sábado. E jantava quase todos os dias na faculdade. Agora a gente sempre está junto, comemos juntos. Bom que tem sido uma ótima prova de como é bom estarmos juntos. Nunca brigamos.

Não faço ideia de quando essa fase vai passar. Parece que ainda está bem longe. O jeito então é vivermos um dia de cada vez, reaprendermos a trabalhar, a viver, montar uma nova rotina.

Nunca mais coloquei calças e só tenho usado um tênis para ir buscar alguma encomenda no térreo. Não sei como vai ser depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário