29 de fevereiro de 2024

Um dia a mais


Não é todo ano que aparece esse dia a mais, mas no final das contas é apenas mais um dia. E calhou de ser bem na semana após as férias e é impossível escapar da ressaca das férias. Há poucos dias eram passeios, comidas gostosas e tudo era novidade, agora é a rotina de sempre, nem boa ou ruim, apenas a rotina. A ressaca atinge também os bichos. Nosso cachorro está em uma mistura de não acreditar que a gente viajou e o abandonou, mas também que ele saiu da casa com jardim em que ele podia brincar e correr o dia todo com outros cachorros. Eu entendo, também me sinto assim. A casa com jardim e cachorros era a viagem. Ao mesmo tempo não tem lugar como a nossa casa e não tem país como o nosso. E é preciso trabalhar, afinal ainda estamos no capitalismo. E ainda tem um dia a mais no ano.


28 de fevereiro de 2024

México





O México está no meu imaginário desde a infância. Foram anos de Chaves e Maria do Bairro, mas não muito mais que isso. Mais tarde conheci Frida e o filme maravilhoso da Salma Hayek. E, claro, os restaurantes Tex-Mex que até hoje estão pela cidade. Ficou sempre a vontade de conhecer o México e finalmente apareceu a oportunidade.

Achei que encontraria uma cidade como São Paulo, mas a cidade do México é mais arborizada, mais cheia de parques e praças, mais colorida. Todos os lugares que fomos servem uma comida maravilhosa e sem contar o tanto de lojas de churros pela cidade. A música é maravilhosa e quase todos o carros tocam música mexicana, bem romântica e dramática. E muitas calaveras por todos os lados.

Claro, não podia faltar a Casa Azul de Frida, o Museu de Antropologia, Museu de Arte Popular, Museu Soumaya, as ruínas de Teotihuacan e o passeio de trajineras pelos canais de Xochimilco. Eu me apaixonei pelo melhor café da manhã do mundo, o maravilhoso chilaquiles, que não conhecia.

Uma cidade antiga, com muitas camadas de história. Casarões antigos, prédios modernos, muita coisa dos EUA, mas junto com muita cultura mexicana, tudo misturado. Voltei ainda mais apaixonado pelo México e com saudades da comida maravilhosa.

15 de fevereiro de 2024

Fogo brando



A panela que mais uso é de inox e fundo triplo. Ela não tem nenhum revestimento e precisei ler o manual com atenção antes de usar. Ela precisa ser aquecida em fogo brando por alguns minutos, sem nada. Somente a panela, o fogo e o tempo. Depois de alguns minutos a panela pode ser utilizada, não há necessidade de precisão, mas o momento certo é algo que vem com a prática. O azeite desliza suavemente pela panela quente sem soltar fumaça. Em seguida entram os alimentos. Lembro da primeira vez que consegui fazer um ovo que dançava pela superfície da panela. E mesmo com o uso diário ela se mantém quase como nova, apenas alguns arranhões.

Não foi fácil aprender a usar essa panela e o jogo não foi barato. Com certeza já se pagaram há muito tempo, pois são muito usadas. Só depois de alguns anos percebi que vale a pena investir dinheiro e tempo para certas coisas.

Tenho entendido que minha vida é como essa panela. Ela é usada em fogo brando. Não tenho grandes surpresas na vida. A vida corre tranquila, desliza. Cozinho lentamente algumas coisas, mas não sei quais outros alimentos e temperos vão surgir na panela. Mas sigo em frente, afinal o controle é só uma ilusão. 

Gosto de ter uma vida simples com poucos gastos. Rotina repetida, quase todos os dias iguais. Mas de vem em quando surgem elementos novos, como uma viagem a um país distante.

Não tenho pressa. Espero viver muitas coisas. Gosto da tranquilidade. E gosto de me preparar para algumas surpresas, não se sabe quando podem chegar. 

Enquanto isso sigo no fogo brando, com calma e paciência. 


14 de fevereiro de 2024

Carnaval



O carnaval sempre é maravilhoso. Teve eventos nos quatro dias e tudo correu bem. Cervejinha, risadas, músicas gostosas, encontrar amigos. Ir e voltar cedo, acordar sem ressaca, mas com as pernas doendo. Lembrar das risadas e das histórias. Carnaval é tão importante, tem toda a história, a cultura, o povo. Quando eu era mais novo não entendia a importância do carnaval, mas bom que entendi e desde 2013 tenho curtido todos os anos. Fantasias, glitter, risadas, danças, cortejos. Estar junto com as pessoas nas ruas, festejar a vida. Que bom que nasci no Brasil e que bom que amo o carnaval.

1 de fevereiro de 2024

Fevereiro



Chegou fevereiro e o ano parece estar seguindo ligeiro. Daqui a pouco chega o carnaval e o ano começa de vez. Não sei bem o que vai ser desse ano, mas também tanta coisa pode acontecer. Não dá para controlar muito. O que eu faço é tentar ter saúde e guardar um pouco de dinheiro, o resto não dá mesmo para saber o que vai acontecer. Aliás, a vida acontece, apesar da gente.