29 de maio de 2024

Arqueologia digital



Quando eu era pequeno tinha vontade de ser arqueólogo por causa de livros do Antigo Egito, Grécia, Roma e Mesopotâmia que meus pais tinham em casa. Eu amava folhear os livros, ver os mapas, artes e ruínas de antigas civilizações. Lembro de passar horas nesses livros e a cabeça a mil. O meu favorito de longe foi o Egito, até hoje acho fascinante tudo o que aparece das pirâmides, múmias e hieroglifos. 

Há poucos dias entrei em uma tumba digital pelo Wayback Machine. Minha própria tumba. Achei os registros do meu primeiro blog, escrito entre 2002 e 2003, chamado minino_objeto. Que bom que escolhi um nome diferente e que foi fácil encontrar no cemitério da internet. Aliás, que bom que existe essa arqueologia digital para preservar uma internet que não existe mais.

Nos meus textos há, claro, muitos erros de digitação, muita linguagem de internet na época (aki, ksk) e muita vontade de crescer logo. Estava na época do pré-vestibular e gostava de escrever sobre o meu dia-a-dia, meus encontros com amigos, os filmes que gostei, as músicas que gostava de escutar. Eu me reconheço em todos os registros e gostaria de dar um abraço naquele garoto de 18 anos, cheio de dúvidas, cheio de angústia. E eu adorava listas.

Filmes que gostava (e ainda gosto de todos): Clube da Luta, O fabuloso destino de Amelie Polain, Sinais, Minority Repor, Requiem para um sonho,Seven, Snatch, Matrix, Amigas de Colégio,
Beleza Americana, Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive), Pulp Fiction, O exorcista, Velvet Goldmine, Donnie Darko, GATTACA, Quase Famosos, Boggie Nights, Studio 54. Summer of Sam, Ocean's 11, Segundas Intenções e Ligações Perigosas, Pânico I, Goonies, Os embalos de sábado à noite, Tudo sobre minha mãe, E sua mãe também, Sexto Sentido, Senhor dos Anéis, Vamos Nessa, Corra Lola Corra, Buffalo 66, O Oposto do sexo, A Corrente do bem, À espera de um milagre e os brasileiros Auto da Compadecida e Cidade de Deus.

Na lista apenas dois filmes brasileiros, acho que ainda reflexo da então recente retomada do cinema após o Carlota Joaquina. Revi alguns desses filmes nos últimos anos e mantenho a lista. Acho que envelheceram bem.

E as minhas músicas favoritas em janeiro de 2003 (gostei que é uma lista de onze ao invés de dez):

1. 1979 - Smashing Pumpkins
2. Por enquanto - Cássia Eller
3. O Mundo - Capital Inicial
4. Space Cowbow - Jamiroquai
5. Fell in Love with a girl - White Stripes
6. Hard to explain - The Strokes
7. Hate to say I told you so - The Hives
8. Bandeira - Zeca Baleiro
9. Bizarre Love Triangle - NewOrder
10. Road Trippin' - Red Hot
11. Start the Riot - Atari Teenage Riot

Só de ler os títulos as músicas já começam a tocar na minha cabeça. Um pouco de rock dos anos 2000, um pouco de música brasileira, um pouco de anos 80 e 90. Ainda gosto dessas músicas, mas acho que hoje em dia só Cássia Eller continua a tocar bastante pra mim.

Minhas características aos 19 anos:
  • meio estranho
  • não fala muito o q pensa
  • bem-humorado
  • diferente
  • original
  • independente
  • cabeça-dura
  • relaxado
  • não esquenta muito
  • gente boa
É, acho que aos 40 ainda tenho essas características.

E as coisas que eu gostava em 2003 com comentários de hoje:
  • dormir (se bem que hoje em dia gosto de dormir cedo e acordar cedo)
  • nadar (tem tempo que não nado, mas sempre tenho meu material de natação)
  • andar de bike (ainda tenho bicicleta, mas ando pouco)
  • cinema (sim, sempre tento ir, mas hoje em dia prefiro ver filmes em casa)
  • viajar (uma das melhores coisas)
  • escutar música (sim, melhor ainda com os streamings)
  • cuidar dos cachorros (ainda amo, tenho dois atualmente)
  • incenso (sim, mas ficam mais na gaveta hoje em dia)
  • coisas do além (espíritos, ET e coisas estranhas em geral)
  • amigos (ainda mantenho alguns amigos dessa época!)
  • o povo aqui de casa (sim, minhas família)
  • mudanças (hoje em dia menos, acho que é um dos aspectos de envelhecer)
  • surpresas (também menos)
E as coisas que eu não gostava:
  • falsidade (é, bom que está em primeiro lugar)
  • gente zura (zura é pão duro)
  • lavar carro (meu carro só é lavado quando levo para a revisão uma vez por ano)
  • dividir o quarto com o irmão (era ruim mesmo, mas agora meu irmão mora em outro país e há poucas semanas esteve aqui de visita e foi bem legal)
  • futebol (detesto ainda)
  • não fazer nada (adoro!)
  • cursinho (detestei)
  • vestibular (foi difícil demais)
  • gente tira-onda (ainda não gosto)
  • gente q se acha (ainda não gosto
  • ir à missa mas vai mesmo assim (nem lembro a última vez que fui em uma missa, acho que foi em um casamento)
  • ser muito dependente (aos 18, 19 a gente só quer ser adulto)
E acho que nessa época eu não gostava de ler. Não tem nenhuma menção aos livros. Acho que estudar para o vestibular não me deixava muito tempo para ler algo fora do cursinho. Nessa época eu acho que gostava de ler livros de fantasia tipo Senhor dos Anéis e Brumas de Avalon, além das edições baratinhas da Martin Claret, tipo Crime e Castigo e Irmãos Karamavoz, do Dostoiévski.

Como não sei se esse conteúdo da Wayback Machine vai ficar disponível sempre, salvei em PDF as poucas páginas desse blog e salvei no meu Drive.

Procurei alguns outros blogs que eu tive, mas só encontrei o primeiro de 2002. E é algo que faço até hoje. Meu blog atual vai fazer 17 anos agora em junho. E mesmo naquela época quanto hoje sinto que escrevo para mim mesmo. Adoro escrever, mas sinto que eu sou o meu próprio público. Gosto de rever textos, rever como eu estava em determinada época. Sinto que assim me conheço mais. Adoro essas cápsulas do tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário