26 de junho de 2024

Coincidências e chocolates



Eu acompanho há muito tempo o Projeto Banquete, sempre com receitas maravilhosas. Nunca tinha ouvido falar de um chocolate com menta chamado After Eight, mas eles ensinaram a fazer uma versão caseira e que parece ser maravilhosa. Eu nunca fiz a receita, mas o vídeo já tem mais de 10 anos e ficou de alguma forma guardado na minha memória. Minha irmã viajou ao exterior e trouxe, sem eu mencionar nada, uma caixa de After Eight. O chocolate realmente é muito gostoso e diferente, o gosto da menta é forte, mas é uma boa mistura com o chocolate. Eu nunca fui atrás de comprar esse chocolate, mas o vídeo me marcou e é engraçado como a vida tem dessas coisas. Anos depois eu ganho uma caixa para finalmente experimentar. Mudou minha vida? Não, mas eu achei uma boa coincidência. Levou mais de 10 anos, mas finalmente aconteceu.

24 de junho de 2024

Eletricidade



A casa é viva. Ela pode não respirar ou ter uma pulsação, mas ela é viva. De vez em quando aparecem problemas e é preciso cuidar, não tem jeito. Em geral os problemas são pequenos, fáceis de solucionar, mas de vez em quando aparecem problemas maiores, como os elétricos. Até hoje para mim a eletricidade é como mágica. Não sei explicar e fico feliz quando tudo funciona bem, mas não tenho ideia do que fazer quando aparece um problema mais complicado. Mas bom que agora tudo está bem, ao menos por enquanto, mas os problemas da casa afetam a nossa saúde também. Estresse, ansiedade, insônia. Em geral a casa (e a gente) funciona bem.

17 de junho de 2024

Resfriado



Tinha muito tempo que eu não ficava doente, então nem lembrava como era ficar com tosse e nariz entupido. O tempo está frio e só tenho vontade de ficar embaixo das cobertas. Estou agora empacotado, mas apesar disso é a minha época favorita. Eu amo esse inverno seco, céu azul sem nuvens. Tenho tomado meus antigripais e o extrato de própolis, então logo vou ficar bem. Ficar doente faz parte também e é preciso ouvir o corpo.

10 de junho de 2024

Poucas e boas



Não tenho muitas ambições na vida. Não penso em morar em uma mansão, ter carro importado ou ganhar milhões de reais. Gosto da vida mais simples, mas sem passar necessidade. Na verdade o principal para mim é não ter muitas preocupações, assim de forma geral. E por ter uma vida mais simples é possível comprar algumas poucas coisas boas, como uma televisão bonita que mudou completamente a sala e que espero que dure muitos anos como a anterior. E então pensei em como é bom ter coisas bonitas e que trazem boas sensações.

7 de junho de 2024

Aprender



Eu gosto de estudar, mas ando com muita preguiça de educação formal. Não consigo nem imaginar entrar em um curso ou fazer uma pós. Acho que depois de duas graduações e uma pós, quero ficar um tempo sem estudar. Mas gosto de aprender e não tinha ainda percebido que sempre tem algo para aprender. Claro, nem tudo útil ou que vai mudar minha vida, mas não deixa de ser uma forma de estudar ou aprender. Por exemplo, gosto muito de ver vídeos com receitas de cozinha, mesmo que eu quase não cozinhe além do básico, mas sinto que dessa forma apuro minha criatividade culinária. Aprendo uma nova forma de picar cebola, dourar manteiga ou simplesmente um pequeno segredo do tipo colocar um pouco de vinagre. Gosto muito de aprender sobre café e chá, pois todos os dias tomo uma xícara de café e de uma de chá. Gosto de aprender sobre jogos antigos de computador e videogame. E todos os dias leio um pouco algum livro de ficção. E todos os dias escuto podcasts, meu vício há anos. Com os podcasts tenho aprendido sobre a ditadura, sobre racismo, sobre tecnologia, sobre músicos independentes brasileiros e também gosto de ouvir besteiras apenas para rir um pouco. E aprendo muito com os meus feeds de sites que acompanho há muitos anos. Engraçado que realmente pensei que tinha tempo que eu não estudava nada, mas na verdade apenas não estudo nada formalmente, mas sempre aprendo coisas novas. Estudar é muito mais amplo.

6 de junho de 2024

Seca, frio e música



O meio do ano é minha época favorita. Seca e frio. Eu adoro ver o céu azul quase sem nuvens, além de passar um friozinho, daqueles de colocar um casaquinho e meia, mas poder ficar de bermuda. E com a seca vem vários festivais de música ao ar livre e os arraiais. Eu fico pensando que o nosso Natal aqui no hemisférios sul deveria ser em 24/06, que é o dia de São João. Aliás. Aliás, melhor deixar como está mesmo, pois as festas juninas são bem melhores que as coisas natalinas de neve de algodão. Sério, para mim estamos na melhor época do ano.

5 de junho de 2024

Datilografia



Eu gosto de escrever. Perdi o costume de escrever à mão, então praticamente tudo o que escrevo é mediado por um teclado. Depois de uns quatro anos resolvi aposentar meu teclado antigo, com teclas apagadas e algumas um pouco emperradas. Agora escrevo com um teclado que tem luzes e um barulho diferente do anterior, mas que é bom de escrever também. As teclas apagadas não me faziam muita falta, pois eu consigo digitar sem olhar para o teclado, mas já estava na hora de trocar. Eu gosto da sensação de novidade. Uma mudança simples e até besta, mas que me faz bem. Espero escrever muito, tem muita coisa que preciso colocar em formato de texto. Engraçado que sempre escrevo para mim mesmo, tanto para a versão de mim que acabou de fazer o texto, quanto para uma versão minha do futuro que vai reler. Sim, eu adoro reler as coisas que eu escrevo depois de um tempo. É uma sensação engraçada de me reconectar com aquilo, mas também de ter um distanciamento. Tem coisas que releio e nem parece que foi algo feito por mim. Gosto também dessa sensação. E agora estou aqui feliz com os barulhos das teclas, como se eu estivesse em alguma máquina de escrever antiga. Mas é apenas um teclado desses simples e com fio ainda. As coisas com fio me dão uma sensação de maior segurança, de que vão funcionar por mais tempo e eu não tenho que me preocupar com a bateria.