13 de julho de 2015

Cloro

Pensando bem a natação é um dos esportes mais sem graça. Nadar de um lado para outro da piscina, bater pernas e braços, respirar com a cabeça pra fora d'água e ficar sem fôlego. Se uma pessoa corresse de um lado para o outro em uma piscina vazia, com certeza seria chamado de louco.

Mas tem coisas que é melhor não se explicar. Eu gosto da água, do cheio de cloro, das braçadas e pernadas. 

Aprendi a nadar quando tinha uns treze anos (pode ser um ou dois pontos para mais ou para menos, como nas pesquisas do IBOPE). Quer dizer, eu já nadava desde pequeno, mas aprendi os estilos no começo da adolescência. Um ortopedista ao ver meu esqueleto meio torto na chapa do raio-x recomendou fisioterapia (a Reeducação Postural Global) e a natação para resolver minha escoliose.

Eu nunca tinha pensado em natação. Tinha tanta vergonha da minha barriga que na hora que eu saía da praia ou da piscina eu já colocava uma camiseta bem larga. Ficar no time dos sem-camisa no futebol da escola também não me agradava.

Nas aulas de natação eu achava uma besteira ter que corrigir a maneira que a mão entrava em contato na água, a altura do quadril na água, a forma como o pés devem impulsionar o corpo. Mas eu sempre fui obediente e não faltava as aulas, que aconteciam perto da casa dos meus pais no final da tarde. Eu ia e voltava de bicicleta na maioria dos dias.

De repente eu já estava nadando os quatro estilos, minha pele era igual a de quem frequenta a praia todos os dias e a barriga já não era mais tão grande. Eu tinha até alguns músculos. E não tinha mais problema de coluna.

Daí fiquei mais velho e a natação já não parecia mais tão legal. Entrava na aula de natação, ficava uns meses, saía. Quando percebi, já tinha uns quatro anos que não nadava. Quer dizer, tem lá uma piscina no meu prédio que eu até nadei algumas vezes, mas não conta.

Voltei semana passada. Ainda estou meio dolorido, mas sentir de novo o cheio do cloro, as pernadas e braçadas me fez voltar aos 13 anos (ou 12 ou 14, sei lá). Aliás, eu tenho buscado me reconectar com esse Vinicius de antigamente, um cara mais leve, mais sossegado e natação tem ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário