14 de outubro de 2016

Portugal - último dia

Eu não imaginei que fosse gostar tanto daqui. A gente tem uma ligação, afinal rolou uma colonização portuguesa, mas ao mesmo tempo não perdemos a ligação com essa origem em comum.

No último dia de viagem teve Aveiro com as salinas, os passeios de moliceiros (barcos que parecem as balsas de Veneza e que eram usados para pegar o moliço, umas algas). Aliás, Aveiros parece mesmo com a imagem que se tem de Veneza com os canais e as balsas. E Aveiro tem ovos moles, tipo um quindim doce. Alguns vem embalados em uma massa tipo uma hóstia e com formatos relacionados ao mar.

Alcobaça tem um mosteiro em que estão os corpos de Inês de Castro e Dom Pedro I de Portugal (o Dom Pedro I do Brasil é o V de Portugal). Teve algo parecido com Romeu & Julieta, mas mais dramático e, pior, aconteceu de verdade. Inês ficou conhecida como a Rainha Morta, pois só foi coroada depois que morreu (só então entendi a expressão "agora Inês é morta", quando alguém faz algo depois que já não adianta maís). Enfim, o sogro dela mandou a assassinar. Ela e Pedro haviam se casado secretamente. Pedro descobriu quem eram os assassinos e mandou arrancar seus corações. Depois revelou seu casamento secreto e mando coroar Inês e que todos lhe beijassem a mão e a enterrou com honras de rainha. Mandou construir um túmulo para ela e outro para ele, um de frente pro outro, no Mosteiro de Alcobaça, para que no juízo final eles se reencontrassem. Drama, hein.

Amanhã saio de madrugada para o Brasil. Quero voltar com mais calma para viver mais de Portugal.

Mas já estou com muita saudade da minha casa! E do meu marido!

Foi otima a viagem, conviver com minha mãe, conhecer várias pessoas da terceira idade, conhecer mais de Portugal e comer tanta coisa gostosa. E beber vinhos bons que se pode pagar com poucas moedas.

Ja estou com saudades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário