26 de agosto de 2020

Chá



Eu adoro chá. Quando era pequeno chá era sinônimo de remédio. Chá de boldo para o estômago, chá de limão com alho para gripe, chá de erva cidreira ou capim santo para acalmar. Mas tinha o chá mate de saquinho para tomar quente ou de copo para tomar gelado. E só depois de adulto fui aprender que chá só mesmo o chá preto, verde ou branco, que são da mesma planta, mas em etapas e maturação diferentes. O resto é tudo infusão. Mas na verdade tudo é chá.

A primeira vez que vi uma loja de chá foi em uma filial que abriu aqui em Brasília com o nome impronunciável (Tee Gschwendner, tive que pesquisar no Google) e eu já era adulto. A loja era bem cara, nada amigável e eu não tinha dinheiro. Lembro de ver aqueles bules de metal meio chineses e achar muito bonito.

Há uns dez anos eu e meu marido fomos para Buenos Aires e pela dica de uma amiga fomos na Tealosophy e aí sim eu entendi o que era chá. A loja era maravilhosa, cheia de latas enormes de chá que os vendedores abriam e nos deixavam sentir o aroma, as cores e tudo mais. Até hoje preparo meu chá com uma colher furadinha que comprei lá. Sempre que alguém vai a Buenos Aires peço para me trazer um pouco. E em todas as vezes que voltamos sempre passamos por lá. Ainda tenho uma latinha com um pouco de Royal Fruit bem velhinho, mas que tenho dó de acabar.

Pouco tempo atrás abriu a Tea Shop aqui perto de casa e a sensação me lembrou um pouco a Tealosophy. Comprei vários chás lá e agora na quarentena aproveitei uma promoção na loja online e comprei vários outros. Reutilizei várias latas antigas que tinha para colocar os chás novos. 

Todos os dias preparo um pouco de chá enquanto faço algo para comer no café da manhã. Deixo em um copo térmico de porcelana e tomo quando começo a trabalhar no computador. Antes da pandemia eu tomava no caminho para o trabalho, já que no carro tem um porta-copo perto da marcha. Mas é bem melhor tomar tranquilamente aqui em casa.

Eu não ligo muito para os minutos indicados na embalagem. Eu sei que o chá preto pode ficar mais tempo em infusão do que o verde ou o branco, mas eu deixo na infusão enquanto termino de preparar as outras coisas do café. Eu adoro a sensação de tomar chá, principalmente esses com folhas soltas. 

De vez em quando uso a mesma colher de infusão para colocar chá no gin. Fica uma delícia, bem refrescante. Não funciona com todos, mas já escolhei os melhores. Aproveito e coloco algumas especiarias na mesma colher de infusão, que daí não entope o canudo.

(Esse aí da foto é um chai da Tea Shop misturado com o restinho de um chai da Tealosophy. Eu adoro esses pedaços de laranja seca. E a colher de infusão ao lado. Gosto mais dessas do que aquelas bolinhas de tela).

Nenhum comentário:

Postar um comentário