3 de agosto de 2020

Panqueca americana (pancake)


Eu adoro panquecas americanas. Aliás, eu adoro todas as panquecas e crepes, doces ou salgados. As panquecas americanas eu sempre via nos filmes da Sessão da Tarde e do Cinema em Casa, mas não era algo que fez parte da minha infância. Depois de adulto eu vi em algumas padarias e cafés e aí sim consegui experimentar. Agora na pandemia resolvi testar uma receita da Rita Lobo. A única adaptação que fiz foi usar iogurte caseiro ao invés do leite, pois sempre tenho iogurte em casa, um ciclo eterno de usar o restinho do iogurte como isca para o próximo. A primeira vez que fiz rendeu muita panqueca para duas pessoas, resolvi fazer a metade e foi o ideal, três panquecas pequenas para cada um.

Comprei uma frigideira antiaderente com os selinhos do Pão de Açúcar e realmente facilita muito a vida, nem precisei de espátula para soltar e virar as panquecas. E misturei os ingredientes com uma colher mesmo ao invés de usar o liquidificador ou o mixer, pois a quantidade é pouca. Já fiz com extrato de baunilha caseiro, com raspas de laranja e sem nada. E já usei doce de leite, mel ou geléia, além de algumas frutas cortadas (banana, morango, maçã) e sempre fica uma delícia. 

As panquecas ficam bem fofinhas pelo uso de fermento químico e um pouco de bicarbonato de sódio e como o iogurte tem uma leve acidez talvez tenha contribuído para ficar ainda mais fofinho na reação com o bicarbonato.

Mesmo na quarentena eu me senti naqueles café da manhã de hotel. E o melhor, tudo feito em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário