15 de fevereiro de 2024

Fogo brando



A panela que mais uso é de inox e fundo triplo. Ela não tem nenhum revestimento e precisei ler o manual com atenção antes de usar. Ela precisa ser aquecida em fogo brando por alguns minutos, sem nada. Somente a panela, o fogo e o tempo. Depois de alguns minutos a panela pode ser utilizada, não há necessidade de precisão, mas o momento certo é algo que vem com a prática. O azeite desliza suavemente pela panela quente sem soltar fumaça. Em seguida entram os alimentos. Lembro da primeira vez que consegui fazer um ovo que dançava pela superfície da panela. E mesmo com o uso diário ela se mantém quase como nova, apenas alguns arranhões.

Não foi fácil aprender a usar essa panela e o jogo não foi barato. Com certeza já se pagaram há muito tempo, pois são muito usadas. Só depois de alguns anos percebi que vale a pena investir dinheiro e tempo para certas coisas.

Tenho entendido que minha vida é como essa panela. Ela é usada em fogo brando. Não tenho grandes surpresas na vida. A vida corre tranquila, desliza. Cozinho lentamente algumas coisas, mas não sei quais outros alimentos e temperos vão surgir na panela. Mas sigo em frente, afinal o controle é só uma ilusão. 

Gosto de ter uma vida simples com poucos gastos. Rotina repetida, quase todos os dias iguais. Mas de vem em quando surgem elementos novos, como uma viagem a um país distante.

Não tenho pressa. Espero viver muitas coisas. Gosto da tranquilidade. E gosto de me preparar para algumas surpresas, não se sabe quando podem chegar. 

Enquanto isso sigo no fogo brando, com calma e paciência. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário