15 de agosto de 2007

Beringela com melancia

Sei que não me dou muito bem com a cozinha, mas hoje resolvi me aventurar no avental. Abri a geladeira e havia aquele monte de beringela. Não sou muito fã desse negócio roxo, mas me deu uma vontade louca de comê-la... Fiz então a boa e velha lasanha de beringela com carne de soja, que me salvou várias vezes quando decidi abolir a carne vermelha da minha vida. Ok, antes de torcer o nariz (eu mesmo não sou muito chegado a essas coisas de soja!), dê uma chance pra esse grãozinho sem graça, pois fica ótimo quando bem preparado. E outra coisa, acho demais esses blogs de forno-e-fogão, por que não colocar algumas coisas de cozinha por aqui também? Ah, dê uma olhadinha na sessão 'culinária' na coluna da direita e encontrará coisas deliciosas!



Lasanha de beringela com soja
1 beringela
1 extrato de tomate
1 tomate
1 dente de alho
½ cebola
¼ de pimentão
1 lata de ervilha ou milho
1 xícara de proteína de soja (PVT)
algumas fatias de queijo
sal, ervas e pimenta à gosto

Faça fatias transversais fininhas na beringela e frite levemente no azeite, só pra dar aquela douradinha e tirar o gosto amargo que ela tem. É bom utilizar uma frigideira anti-aderente, pois o azeite evapora rapidinho. Enquanto isso deixe a soja hidratando.

Agora é a parte legal: o molho! Numa panela refogue a cebola (ao invés dela in natura, preferi utilizar a desidratada, pois estava meio sem tempo) e o alho (também usei ele desidratado que já vem junto com salsa, uma delícia!). Depois que ficarem douradinhos, coloque o tomate e o pimentão. Deixe um tempinho pra ficarem meio moles e soltarem um pouco de água. Coloque então o extrato de tomate, a soja e os demais ingredientes (menos a beringela) na panela e vá mexendo. Ah, resolvi colocar também algumas folhinhas de alecrim e orégano (e uma folhinha pequenininha de hortelã) da horta aqui de casa, um pouquinho de pimenta com limão e uma pitada de sal de ervas (folhinhas diversas desidratadas e esmagadas com sal) que minha mãe fez.

Depois é só montar a lasanha: um fio de azeite, uma camada de beringela e uma de molho. Por último, um pouquinho de queijo com orégano desidratado só pra dar aquela arrematada no visual. Agora é só levar ao forno por alguns minutos para a beringela cozinhar e ficar molinha (e claro, para o queijo derreter), ou seja, mais ou menos de 20min a meia hora.

Pra acompanhar, fiz um suquinho de melancia bem gelado.

3 comentários:

  1. Amo soja e beringêla, lembro-me da lasanha da mãe de Denise, quanto tempo, que fome que me deu.

    ResponderExcluir
  2. Me ensina martha stewart?
    hahahahahaha! Adorei o post culinário e seu super talento pra escrever receitas!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a receita. Pena que sou meio chatinha..
    Adoro suco de melancia... hummm!!

    ResponderExcluir