18 de janeiro de 2011

Sanatório

Aprendi a me entender, pois algumas coisas malucas me fazem sentir bem. Tento compreender que sou meio 'freak' mesmo e provavelmente vou morrer 'freak'. Por exemplo, (1) adoro fazer esquemas. Se vou viajar a algum lugar, pesquiso vários endereços, emails e blogs, coloco tudo resumido em um papel e aquilo vira minha bíblia durante os dias que passarei naquele lugar. Claro, não vou nem à metade das coisas que me propus, mas é uma boa referência.
Às vezes levo duas cópias, além de salvar no email. (2) Sou o louco dos lembretes do celular também, sendo que na maioria das vezes quando o aparelho apita, antes de ler, provavelmente já sei sobre o que é aquele aviso e até já fiz o que tinha de ter feito. Às vezes, porém, os lembretes me salvam, principalmente nos aniversários. (3) Devo ter T.O.C com listas. Faço milhares delas no bloco de notas do celular, da lista de compras do mercado, até livros que quero comprar, passando por contas bancárias de várias pessoas da família. (4) Ah, salvo e etiqueto muitas coisas no email, mandando mensagens para mim mesmo. Devo ter mais de sessenta etiquetas (ou melhor, tags), dos mais diferentes assuntos e salvo com nomes ridículos, do tipo 'futuro', 'dissertação', 'pós', 'contas' e até 'pára-quedas' (eu ainda vou conseguir saltar um dia!), além de criar vários filtros na caixa de entrada, por me irritar ao me empolgar de ter, sei lá, cinqüenta mensagens novas, sendo que somente uma ou duas foram realmente mandadas por amigos ou família. (5) Adoro criar pastas no computador, no celular e no que mais der. Deixo ali tudo organizadinho. Todo mundo que vê minhas pastas de fotos quase cai pra trás, pois sempre sei exatamente onde estão as fotografias tiradas naquela festa de Haloween que todo mundo passou mal de tanto beber ou na noite de drinks e comida de boteco em casa. O que leva a mais um comportamento 'freak': (6) sou o "crazy old guy" da câmera, tanto analógica, quando digital ou a vagabunda do celular, o que me leva a ter pânico de que dê uma pane no computador e eu perca todos os meus arquivos. Aliás, esse medo quase irracional me faz (7) salvar tudo em dois lugares, no email e no computador, no celular e no email, no computador e em um dvd. Eu sei, preciso comprar um HD externo. Ou não. Sério, esse apego às coisas me faz (8) guardar ingressos de shows legais, flyers de festas na gringa, além de todas as cartas e postais que meus amigos, minha família, antigos amores já me mandaram. A caixinha já quase não fecha. Esse negócio de arquivar, (9) me faz ter uma pasta sanfonada para guardar todas as contas pagas, além de várias outras pastinhas pra guardar documentos, diplomas e coisas do carro. Ok, além de tudo isso, (10) ainda coloco milhares de sites e blogs no meu leitor de feeds e, claro, nunca consigo zerar.
Essas dez loucuras, de, com certeza, várias outras são o que me permite sentir um pouco de sanidade. Tentei ficar mais descolado, mais espontâneo, mas não, tudo fica organizado. Eu poderia pensar que é simplesmente pelo meu signo, ascendente ou por influência dos meus pais, mas não, é loucura mesmo.
Mas é bom que lá em casa a gente se equilibra. Toda minha loucura por organização encontra sua bagunça e sua espontaneidade. Sua conta venceu? "Ah, depois eu pago uns centavinhos a mais na próxima fatura!". Ai, como eu queria conseguir isso! Mas o que mais me assuntou foi o mês que você viajou a trabalho, pois parecia que ninguém morava naquele apartamento: tudo limpo e nada fora do lugar. Preciso do seu furacão pra não surtar de vez.


Um comentário:

  1. amor meu,

    o bom é que com você, tudo é loucura e tudo é delícia.

    enquanto você organiza, eu coloco a casa em erupção. mas ainda tento domar a minha baguncice.

    te amo!

    ResponderExcluir