27 de junho de 2011

Cegueira

Não consigo ver direito. Desde pequeno uso óculos, aliás não apenas uso, mas sou completamente dependente deles, pois colocá-los é a primeira coisa que faço ao acordar e a última antes de dormir. E mesmo assim consegui perder meu par de óculos. Eu sei, tenho lentes de contato e óculos de sol com grau, mas não é a mesma coisa. Mas o que me deixou mais intrigado foi dilatar minhas pupilas no oftamologista para fazer uma nova receita para levar à ótica. Aumentou um pouco, ok, era de se esperar. Mais tarde eu tinha um compromisso, então coloquei minhas lentes, apesar dos meus olhos parecerem o olho escuro do David Bowie, e fui. Não sei bem a razão ou o risco que corri, mas eu havia perdido a habilidade de enxergar de perto, apesar de ver perfeitamente de longe. Algo como uma "vista cansada" antecipada e fulminante. Não enxergava as horas no telefone, os números da máquina do Visa ou mesmo qual era o número da minha poltrona no teatro. Fiquei horas nessa cegueira, realmente com medo de não voltar a enxergar. Mas voltei. E isso me fez pensar em outro tipo de deficiência visual, quer dizer, na minha dificuldade de enxergar minha própria vida, minhas habilidades e como eu quero meu futuro. Isso além de me cegar, me angustia e paralisa. Hoje precisei parar tudo e tentar me focar. Ainda não enxergo muito bem, mas acho que logo logo terei uma visão melhor. Ou ao menos uma visão menos restrita da minha vida. Sabe, diminuir um pouco o zoom e prestar atenção na figura como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário