18 de agosto de 2016

Arte?

Ainda não consegui digerir tudo o que aconteceu nesses últimos dias. Teve noite sob as estrelas, ao redor da fogueira e com sacos de dormir. Teve uma xamã. Teve um cacto mexicano. Teve uma mini barraca indígena com pedras em brasa, ervas e água. 

E no dia seguinte começaram as aulas de História da Arte. De volta pra universidade depois de tanto tempo. Gostei de todos os professores e de todas as aulas. Gostei de quase todos os textos. Aliás, xerox, né? Eu tinha me esquecido a quantidade de cópia de textos que a gente precisa. E teve material artístico também. Tintas, papeis, pinceis, estiletes, réguas. 

Mas tudo flui bem. A faculdade não é mais um peso. 

Aliás, eu não tinha percebido como arte é importante para mim. Tive um insight esses dias. Em 2011 Iran se mudou pra São Paulo e no final do ano tirei alguns dias de férias pra ficar com ele e conhecer a cidade, antes de decidir me mudar para lá (e me mudei uns seis meses depois!). Andei sozinho pelas ruas enquanto ele estava no trabalho. Todos os dias fui para museus. Pinacoteca, Estação Pinacoteca, MASP, MAM, MAC, Instituto Tomie Ohtake, CCBB, Caixa Cultural. Eu ia sozinho, passeava pelas exposições e ficava horas. O tempo era só meu e eu poderia fazer o que quisesse. Escolhi visitar galerias de arte. E ir ao cinema.

Em geral as exposições estavam vazias e nem sempre eram fáceis de chegar, aindamais quando não se conhece bem a cidade.. Vi quadros, esculturas, olhei bem perto pra ver as rachaduras das tintas, as assinaturas, as molduras, os títulos e os "sem título". Eu não tinha percebido esse meu enfoque naquela época e nem poderia imaginar que cinco anos depois eu voltaria para a faculdade para estudar arte.

Imagina, arte? Eu? Sério? Na época da faculdade de direito eu não tinha nem coragem de pisar no prédio do Instituto de Artes. E agora estou lá. Por que não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário