10 de outubro de 2016

Portugal - dia 4 (continuação)

E então no almoço a gente conversou. E foi bom. Expliquei várias coisas e ela me disse pra não tão a sério a opinião das pessoas da família. E seguir mais minha intuição. E foi ótimo ouvir isso.

Depois teve passeio por Évora (não achei a Cesárea, mas achei uma cidade da antiguidade clássica). Tem ruínas de um templo romano do século I d.C., uma Nossa Senhora grávida que chocou a sociedade medieval e uma capela construída com ossos de umas cinco mil pessoas e que nos recebe com uma frase certeira: "nós que aqui estamos por vossos esperamos". Ou seja, uma hora vocês que estão aí vivos vão ficar iguais a nós que estamos aqui pregados na parede. E engraçado é que todos os ossos são iguais, não importa se são de pobres, ricos, gordos, magros, feios, bonitos.

Mas ainda tô chocado com o templo romano. Que coisa maravilhosa. As colunas que sobraram são lindas. Achavam que era de Diana, a deusa da caça e mulher fodona, mas era um templo para o imperador Augusto, de acordo com escavações de trinta anos atrás. Mas o povo na rua ainda fala que é o templo de Diana, muito mais legal. Ruína é ruína. E a gente que dá um sentido pra tudo isso.

Portugal cada dia me surpreende mais, até bacalhau e Vieira eu comi e gostei. Estou a gostar imenso da viagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário