18 de abril de 2017

Minimalismo

Assisti ao documentário "Os Minimalistas" no Netflix e pensei no tanto que a gente compra as coisas por impulso, mesmo sem dinheiro, como se aquela camiseta, caneca, calça, tênis (ou qualquer outra coisa) vão fazer a gente se sentir melhor, preencher um vazio na nossa existência.

Eu adoro comprar, adoro experimentar roupas nas lojas de departamento e foi tão divertido ir no shopping no sábado passado e não comprar nada. Experimentei várias roupas, vivi vários personagens e no final não levei nada pra casa. Já tenho várias roupas e sapatos, alguns que nem sequer uso há algum tempo, algumas gavetas quase não fecham e algumas camisetas eu propositalmente comprei um número menor para quando eu emagrecer, o que não ocorreu e nem sei se irá ocorrer. Decidi usar mais minhas roupas antigas, fazer mais combinações, desenterrar do fundo do armário outras peças. E o melhor, usar meu dinheiro de outras formas que não em roupas, sapatos, coisas de cozinha. 

E é bom morar num apartamento pequeno. Não tem como comprar mais nenhum móvel, não tem como a gente guardar muita quinquilharia. E aliás, tem tempo que não compramos ou não ganhamos nada.

Essa crise que passamos no país (e no mundo como um todo) tem me feito repensar a forma como gasto meu dinheiro. Eu sempre achei que ganho pouco, que precisaria ganhar um valor tantas vezes meu salário para me sentir bem. E na verdade, como não tenho perspectiva de mudar de emprego ou ganhar mais dinheiro, decidi economizar. A gente tem saído menos, tem feito mais refeições em casa, tem comprado mais coisas na feira.

Até ensaiei abrir os armários e me desfazer de algumas coisas, fazer algumas doações, mas as bagunças já estão tão escondidas atrás de portas fechadas que achei melhor deixá-las lá um pouco. Mas ainda vou enfrentar os armários, ver o que ainda tem útil, o que pode ser jogado fora ou doado. 

Quero uma vida mais simples, uma vida com menos peso, com menos gastos, com mais tempo e mais dinheiro para gastar de uma forma mais eficiente e que me traga mais alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário