25 de março de 2020

Teletrabalho


Acho engraçado esse nome teletrabalho, pois parece algo relacionado à trabalhar com telefone, sei lá. Mas com essa pandemia os chefes do meu escritório decidiram mandar a gente para casa para trabalhar remotamente. Engraçado que já havia todas as ferramentas: o VPN, o acesso remoto, a rede, os processos eletrônicos, tudo pronto, só faltava um grande cataclisma para colocar em prática.

Por enquanto tudo tem corrido bem, consigo fazer todas as atividades, consigo gerenciar meu tempo. E gosto muito de ficar em casa com meu marido. A casa tem um tamanho bom e a gente não tem brigado nenhuma vez. Fizemos umas duas compras grandes, enchemos o congelador, a geladeira e a despensa e temos feito comida em casa.

Tenho gostado da rotina de acordar, jogar um pouco de videogame, esperar meu marido acordar pra tomarmos juntos o café da manhã, dai olho os e-mails, processos e tudo mais, trabalho um pouco, coloco as coisas em dia, quando vejo já é hora do almoço. Dai a gente esquenta a comida, almoçamos e eu passo um café. Descanso um pouco e volto para o trabalho. E de repente já é final da tarde e pronto. Não tem que pegar carro, não tem estresse. E é ótimo estar o dia todo ao lado do meu marido. Geralmente a gente divide a mesa de jantar, cada um no seu notebook

Hoje rolou minha primeira videoconferência e foi estranho no começo. Orientaram a gente a deixar o microfone desligado e só habilitar quando for falar algo. Quem fala fica com a imagem grande. Correu tudo bem e foi interessante ver a casa das pessoas atrás.

Comprei um suporte para notebook e um teclado USB baratinho. Eu já tinha um mouse velhinho, mas que ainda funciona, pois quase não uso. De repente parece que estou trabalhando num computador tradicional. Tudo isso custou uns 80$ e chegou em quatro dias. Mudou minha forma de trabalhar. O notebook é ótimo, mas trabalhar o dia inteiro nele cansa muito. Coloquei uma almofada na cadeira de madeira também.

Alguns dias tenho ido para o hospital para ficar com meu pai, daí levo o notebook e o mouse e consigo trabalhar de lá também com o wifi. Tudo certo.

Não tem previsão de acabar essa pandemia, então vão ser algumas semanas assim. Espero que as pessoas em geral vejam que o home office é uma boa e pode ser usado alguns dias por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário