19 de setembro de 2022

Cerrado



Eu sou apaixonado pelas árvores tortas e de casca grossa. Eu nasci aqui no cerrado e acho que também desenvolvemos essa casca grossa e essa sinuosidade tão comum na vegetação daqui. Um dos meus passeios favoritos desde que eu era pequeno é a Água Mineral, ou o Parque Nacional de Brasília. O ingresso custa 16$ e podemos passar o dia todo para fazer trilhas, meditar e tomar banho de piscina. Pra mim as trilhas são o melhor do passeio. Tanto a trilha mais exuberante, curtinha e verde (a da Capivara), quanto a mais cerradão (a Cristal Água). Eu sempre começo com a da Capivara, toda coberta com a copa das árvores, cheia de placas informativas. Em seguida vou para o ponto de meditação e sigo para a Cristal Água para uma caminhada de 5 km no meio do cerrado. Aliás, eu tive quase uma experiência de viagem no tempo e espaço. Enquanto caminhava me senti na caatinga, depois me senti em uma época há séculos quando não havia ainda Brasília e então minha água acabou faltando ainda mais de um quilômetro (a umidade estava muito baixa e me bateu um desespero). De repente escuto um barulho de água e vejo dois chuveiros enormes ligados. Corri para tomar banho e senti meu corpo inteiro estremecer com o choque térmico e de umidade, uma sensação maravilhosa. Em um minuto estava em uma escassez de água e morrendo de calor, no outro já estava em uma abundância de água corrente. Depois de meses em casa eu precisava de um pouco de natureza. Afinal de contas nós somos também bicho e água. Não quero mais ficar tanto tempo sem ir para o mato, mesmo que seja um mato aqui dentro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário