31 de março de 2023

Impressão 3D caseira



Nos últimos anos tem se popularizado a impressão em três dimensões. A impressora não é mais aquela máquina para reproduzir documentos e fotos, pois alguns modelos têm um cartucho de resina ou plástico que imprime objetos em três dimensões, de acordo com um projeto. Eu nunca vi uma impressora dessas e não tenho a menor ideia de como funciona. Mas tenho observado meus próprios machucados, especialmente no meu dedo mindinho. Eu ralei a "dobradiça" do meu dedinho e por ser um lugar que não fica parado, tem demorado para cicatrizar. Quando lavo as mãos, as louças ou tomo banho o machucado fica ainda mais estranho. Mas hoje notei que finalmente parece que vai finalmente fechar e voltar a ser pele, não simplesmente uma casquinha de machucado. E então percebi que somos também uma grande impressora em três dimensões. Meu corpo se preocupa em reconstruir aquela parte que foi machucada. Ele (ou eu) pensa no projeto, nos materiais e como aquilo vai funcionar e se adequar com o que já está lá. E eu nem preciso pensar muito, só não atrapalhar. Nos primeiros dias após o machucado minha mesa de trabalho ficou cheia de coisas orgânicas gosmentas de cicatrização, mas agora já está tudo seco e quase pele de novo. Engraçado pensar que não existe simplesmente a pele, mas inúmeras camadas de células e líquidos. Em alguns dias nem vou me lembrar que me ralei todo, como quase não me lembro dos inúmeros machucados que já tive, afinal de contas o corpo é formado por essas impressoras que procuram consertar tudo da melhor forma para que nós (eu, as impressoras, os líquidos e todos os microrganismos que fazem parte desse eu) possamos viver ainda bastante tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário