24 de agosto de 2023

Memórias, framboesas e acaso



Um docinho simples me levou para um lugar cheio de neve e boas memórias, uma versão mais latina das madeleines de Proust. As franui são framboesas cobertas em chocolate branco e depois chocolate preto. São vendidas em vários lugares na Argentina, mas conheci quando fomos para Bariloche em 2017. E agora são vendidas aqui perto de casa pelo dobro do preço. Mas tudo bem, não é para comer todos os dias. E que maravilha ter essa parceria entre a Argentina e o Brasil. Estava no calor e secura de Brasília e de repente estava neve da Patagônia.

E tenho reparado que como eu não tinha a menor ideia que eu poderia ir a pé comprar franuis, chegou uma mensagem da minha antiga chefe, da época que eu morava em São Paulo. Ela está em Brasília para reuniões de trabalho e me chamou para tomar café da manhã no hotel em que ela estava hospedada. Envelhecer em geral tem sido bom, mas uma das coisas que tenho reparado é a aversão a novidades. Eu adoro minha rotina e não gosto muito de surpresas. Mas então lutei contra essa inércia e respondi que toparia o café da manhã. Já comecei a pensar na roupa, chequei onde fica o hotel, liguei para lá para perguntar o valor do café da manhã para quem não é hóspede e se tem garagem, fiz a simulação do Uber. No dia seguinte acordei mais cedo do que de costume, tomei banho, me arrumei e saí super cedo de casa. Fiquei com um frio na barriga. E foi ótimo o encontro, falamos das nossas vidas, dos nossos trabalhos, lembramos de casos de trabalho e no final foi apenas dois amigos se encontrando para conversar, como se não tivéssemos ficado tanto tempo sem se falar.

E hoje veio a primeira chuva depois de mais de dois meses!

Então é importante sair da rotina e aceitar o acaso. Podem ser framboesas congeladas cobertas de dois tipos de chocolate, encontros entre amigos que moram em cidades diferentes ou a chuva depois da estiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário