31 de dezembro de 2025

Ideias para o ano que vem



Último dia do ano e é inevitável fazer um balanço. Deixa eu pensar um pouco aqui. Acho que foi um ano bom, estou feliz com minhas escolhas e comigo mesmo. Mas não deixou de ter desafios também, como agora no final do ano com algumas questões de saúde. Estamos todos vivos, apesar de tudo. E vamos enfrentar os problemas que vieram, como sempre fizemos. É difícil manter a calma e vai ser impossível em algumas ocasiões. Respira e segue em frente. Todo mundo me diz que uma das características da minha personalidade é a calma. Mas não é fácil. A calmaria não vem assim do nada, ainda mais com todo o caos ao redor. Mas respira. A respiração é a âncora, como nas aulas de meditação. Aliás, preciso mesmo voltar a meditar. Não gosto de resoluções, afinal nada está resolvido. Gosto mais de "ideias para o ano que vem", sem ordem de prioridade:

- manter a calma e saber acolher
- meditar quando der
- correr devagarinho
- ler todos os dias, nem que seja um pouco
- cozinhar para o dia-a-dia
- escutar músicas boas
- escrever para colocar minhas ideias para fora
- rir (e gargalhar algumas vezes)

14 de dezembro de 2025

Vamos a la playa



Tinha muito tempo que eu não ia para a praia. E como é bom sentir a maresia, ouvir as ondas e pele ficar coberta de sal e areia. São Miguel do Gostoso, um nome ótimo para uma cidade pequena e com praia. Quase todos as lojas e restaurantes têm algum trocadilho com gostoso no nome. As praias maravilhosas, comida gostosa e muita caminhada. Nossos melhores amigos foram o protetor solar e o hidratante anti-atrito. Nada de pele torrada ou coxas machucadas de tanto andar. Teve lagosta, camarão, peixes, polvo. Teve cerveja e caipirinha. E muitas conversas. A viagem para a praia é a mais relaxante de todas, no segundo dia eu já estava com a cabeça mais tranquila e o corpo descansado! Que saudades da praia!

1 de dezembro de 2025

Vida e trabalho



Tenho uma dificuldade quando me perguntam sobre o meu trabalho. Eu nunca defini minha vida em relação ao meu trabalho. Gosto do que eu faço, gosto de trabalhar, mas gosto mais da minha vida particular. Eu tenho meu trabalho e tenho minha vida. Então respondo em linhas bem gerais o que eu faço profissionalmente. Eu sou muito grato ao meu trabalho! E faço minhas atividades com muito afinco e atenção. Com meu trabalho consegui minha liberdade, minha independência e segurança, mas sinceramente não gosto de falar sobre meu trabalho em meus momentos de lazer. Acho que cada um no seu cada qual. Que bom que existem pessoas que vivem para trabalhar, mas eu sinceramente trabalho para viver.