9 de outubro de 2016

Portugal - dias 2 e 3


Portugal realmente tem sido bem bom comigo, consigo entender bem o português daqui. E fico impressionado com a antiguidade daqui. Tudo é sempre tão antigo, tão cheio de histórias. Fomos num palácio bem antigo em Sintra (assim "S" mesmo, pois no Brasil a gente escreve com "C" - e descobri que significa lua em homenagem a uma deusa romana) e esse palácio deve ter uns quatrocentos anos. Muitas coisas feitas com madeiras vindas do Brasil, muitos azulejos em paredes inteiras. E uma cozinha em que se podia assar um cervo inteiro. Imaginei como devia ser morar ali há alguns séculos. Não consegui, claro. E fomos ao Estoril e Cascais, no litoral de Portugal. Cascais parece uma cidade de praia tipo Búzios. Gostei mesmo de Sintra com seu travesseiro de periquita e os outros doces maravilhoso. Hoje rolou Óbidos, uma cidade medieval e murada, bem antiga mesmo, de uns vinte séculos atrás, tem até aquedutos romanos. Como será que a água passava nessas construções. E depois Fátima, onde realmente parecia que estava preso na programação da Rede Vida. A basílica é bonita, toda branca por dentro, bem sóbria. E bem geladinha. Tenho gostado daqui, mas sinto falta do Brasil. Estou cansado do esquemas de excursão, entrar no ônibus, ficar meia hora na cidade, voltar pro ônibus. Mas é sempre preciso fazer concessões, pois não é possível conhecer tantos lugares de outra forma. E é uma excursão da terceira idade, estou bem perdido no meio disso tudo. Tem sido bom conviver com minha mãe, conversamos um pouco e tento ter paciência. Estou com o corpo bem cansado do ônibus e de dormir pouco... tenho saudades da minha casa, do meu amor e do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário