14 de janeiro de 2024

Livros 2023



Com certeza um dos meus remédios para a saúde mental é ler. Depois do almoço descanso um pouco e então leio por alguns minutos. E às vezes antes de dormir. E, claro, nas viagens para esperar as eternas horas até a hora de embarcar. Tento ler de tudo, pegar indicações com amigos e em perfis de literatura na internet. E gostei da maioria dos livros que li em 2023. E sempre coloco na ordem cronológica em que li:

Ursula - Maria Firmina dos Reis
Meu marido foi para a Flip de 2022 e me trouxe esse livro e o da Camila Sosa Villada. Eu não conhecia a Maria Firmina dos Reis, mas o livro é maravilhoso. É um romance romântico, mas extremamente moderno por o primeiro livro brasileiro em que uma pessoa escravizada conta sua própria vida e seus anseios. E uma autora negra do século XIX no Maranhão escreveu essa história, que ficou esquecida por anos. Foi um ótimo começo de ano para mim.

O parque das irmãs magníficas - Camila Sosa Villada
Um dos meus livros favoritos do ano. Já quero ler os próximos livros da Camila. Gostei do realismo fantástico e também da realidade das pessoas LGBT, que parece tão próximo do que vivemos aqui no Brasil.

Lolita - Vladmir Nabokov
O livro mais difícil do ano. Ele é muito bem escrito, mas em vários momentos senti um enjoo terrível com o que acontecia com a Lolita e o narrador. Acho que é importante a arte também causar esse desconforto. Não sei se leria novamente.

Sul da fronteira, oeste do sol - Haruki Murakami
Todos os anos gosto de ler algo do Murakami, meu autor favorito. Gosto do estilo de escrita, dos temas e não li nenhum livro que seja ruim. Sul da fronteira é um livro antigo, mas mesmo assim muito bom.

Crying in H Mart - Michelle Zauner
Chorei em algumas partes desse livro e fiquei com muita vontade de experimentar os pratos coreanos mencionados em vários capítulos. É um livro lindo e parece que vai virar filme ou série. Mal posso esperar para ver!

O Hobbit - J. R. R. Tolkien
Sempre quis ler os livros do Tolkien e decidi começar pelo Hobbit. Um livro juvenil muito lindo e que foi a base para as histórias de fantasia medieval. Um livro para todos, mas que é um retrato da época. Não há personagens femininas e é uma narrativa bastante europeia. Mas mesmo assim um ótimo livro.
 
O Senhor do Anéis - J. R. R. Tolkien
Um livro enorme e que me fisgou mesmo com os vários personagens, nomes malucos para personagens e lugares. O livro apresenta mapas que facilitam muito o entendimento. Há mais personagens femininas do que no Hobbit, mas muito poucas. Um livro maravilhoso e que nos transporta para um universo de fantasia complexo.

O Silmarillion - J. R. R. Tolkien
Mesmo com o Hobbit e Senhor dos Anéis na bagagem, esse livro foi mais difícil. As lendas de formação do mundo são lindas, mas não é um romance. É quase uma reunião de textos sobre a formação do mundo criado por Tolkien.

Uma autobiografia - Rita Lee
A morte de Rita Lee me impactou como se fosse um parente próximo. Eu li no lançamento em 2016 e reler após a morte de Rita deu todo um novo significado. Um livro maravilhoso.

Dropz - Rita Lee
Textos leves escritos por Rita. Foi um ótimo aperitivo após ler a biografia.

Outra biografia - Rita Lee
Esse livro é lindo e impactante. Rita já sabia da proximidade de sua morte e escreve de um jeito leve e complexo sobre a finitude da vida. Depois de terminar minha saga Rita Lee escutei todos os seus discos. Realmente ela é um dos meus ídolos da vida. Não consegui ir a nenhum show de Rita, pois sempre achava que haveria outros. Mas suas músicas estão presentes em minha vida.

A estrada - Cormac McCarthy
Gosto de narrativas pós-apocalípticas. O livro é muito bem escrito e envolvente. Depois vou querer ver o filme e outros livros de McCarthy, falecido em 2023.

Mrs Dalloway - Virginia Woolf
Comecei a ler várias vezes o Mrs. Dalloway depois de assistir o filme As Horas. Dessa vez embarquei na vida de Mrs. Dalloway, as festas, a compra de flores e a vida da burguesia inglesa no século XIX.
 
The hearing trumpet - Leonora Carrington
Peguei a dica em um podcast e fiquei interessado em ler esse romance surrealista da pintora inglesa/mexicana Leonora Carrington. O livro é maravilhoso e forte. E pensei muito no envelhecimento e no tanto de coisas que é possível fazer, mesmo que absurdas.

Escravidão volume II - Laurentino Gomes
O volume I já me impactou muito e não poderia deixar de ler o volume II. É importante saber dos três séculos de escravidão no Brasil e todos os impactos.

Fogo morto - José Lins do Rego
Foi um dos meus presentes de aniversário. Não conhecia o José Lins do Rego, além das aulas de Literatura no colégio. Gostei muito do livro por mostrar a decadência dos engenhos no final do século XIX.
 
Veias abertas da América Latina - Eduardo Galeano
Depois de viajar ao Peru fiquei com vontade de conhecer mais dos vizinhos da América Latina. O Brasil é sempre tão isolado, como se não fosse latino também. Depois de ler esse livro do Galeano vi que temos muito mais semelhanças do que diferenças. E não tem como escapar dessa dominação norte/sul a não ser com a união.

O Lugar - Annie Ernaux
Não conhecia Annie Ernaux até ela ser ganhadora do Nobel. O livro é realmente maravilhoso. Conta a vida de seus pais, principalmente como Annie vivenciou o luto de seu pai. Fiquei com vontade de ler outros livros de Ernaux.

Os sete maridos de Evelyn Hugo - Taylor Jenkins Reid
Peguei a dica em um podcast de Literatura e foi um ótimo livro. A vida de uma estrela de Hollywood fictícia, mas baseada em várias atrizes da era de ouro. Li notícias que vai virar série ou filme e já estou com vontade de assistir.

A Hora da Estrela - Clarice Lispector
Esse livro foi com certeza o que mais me impactou das leituras obrigatórias da época do colégio. E foi ótimo reler depois de mais de vinte anos. O livro é curto e o último publicado por Clarice em vida. Macabea ficou comigo por semanas após o livro.
 
Lavoura arcaica - Raduan Nassar
É um livro que eu queria ler há muito tempo e fiquei curioso com a decisão do Raduan não escrever mais livros, mesmo após o sucesso literário. Hoje ele é um fazendeiro. Lavoura arcaica é um livro muito bonito e sobre os conflitos de família. Fiquei pensando em várias passagem do livro e de como as famílias são todas complicadas e com dificuldade diálogo. Eu vi o filme há muito tempo, depois preciso rever

Um copo de cólera - Raduan Nassar
Quis continuar na saga Raduan Nassar. Eu assisti o filme há muito tempo, mas já não me lembrava. Uma grande briga de casal, sem interrupções, sem capítulos. E a gente ali como testemunha, sem entender muito bem. Adorei!

Elke, mulher maravilha - Chico Felitti
Elke é um dos meus ídolos, junto com Rita Lee. Sempre gostei da figura mágica que aparecia na televisão e sempre gostei de todas as entrevistas que vi com ela. Essa figura linda e ao mesmo tempo extremamente lúcida e inteligente. Também senti a morte de Elke como se fosse um parente próximo.

Como se estivéssemos em palimpsesto de putas - Elvira Vigna
Esse foi o último livro de Elvira, publicado um pouco antes de seu falecimento. A personagem principal sem nome, mas muito forte. A vida de um cara boêmio viciado em contratar prostitutas. Aliás, fui pesquisar o que é um palimpsesto e são os pergaminhos raspados e reescritos várias vezes por cima. Um livro lindo e que me deixou com vontade de ler outros livros de Elvira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário