14 de março de 2023

Ainda no teletrabalho



Já são três anos desde que comecei a trabalhar de forma remota. E sempre me lembro em março. Por trabalhar no serviço público nunca achei que eu poderia trabalhar de casa, seria algo das empresas de tecnologia e inovação. E desde o começo me adaptei bem e uso basicamente a mesma configuração, apenas troquei o notebook por um mais novo e com Windows, pois tudo no meu trabalho é da Microsoft e havia alguns conflitos com o sistema da Apple. Aliás, tenho gostado muito do Windows novo e da integração com o Teams e o Office.

Em março de 2020 havia ainda muita incerteza em relação ao COVID-19, nem sinal de vacinas ou medicamentos eficazes. E meu pai estava internado por uma questão médica que até hoje não chegamos a um diagnóstico, mas de qualquer forma ele está bem e estável.

Em tese eu poderia trabalhar de qualquer lugar. Ir a um café, restaurante ou mesmo ir para a casa de alguém, mas gosto mesmo de trabalhar de casa. Montei uma mesa com o notebook, teclado, mouse, suporte, água e uma plantinha. Não me imagino mais ir para a sede do meu trabalho, tanto que não tenho mais um computador ou uma mesa lá. 

Várias empresas já voltaram ao presencial ou adotaram um sistema híbrido, como aconteceu com o trabalho do meu marido. Mas no meu trabalho continua normal para quem quiser continuar no trabalho remoto. 

Não tive grande problemas nesses últimos anos a não ser algumas reuniões que ocorreram de noite, mas são exceção. No mais tudo tem corrido bem. Não tive também problemas tecnológicos, pois quando há problema na internet consigo rotear pela internet do celular. E mantive o notebook antigo para ficar de reserva caso dê problema no meu computador principal.

Espero continuar a trabalhar de casa. Mesmo que em vários dias tenha apenas a companhia do nosso cachorro, que gosta de dormir aqui perto da minha cadeira. Eu adoro a minha casa e adoro poder trabalhar diretamente dela. Adoro poder comer comida caseira no almoço e depois ir para a cama tirar uma soneca ou ler um pouco. Nunca imaginei trabalhar de home office, mas agora não me imagino mais de outra forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário